Descrição
Para que serve o SINAES? Que modelos de universidade estão em disputa atualmente na sociedade? Que modelo de universidade o SINAES induz? O que tem o planejamento institucional e a gestão universitária ver com avaliação ou com um modelo de universidade? Essas são algumas perguntas que a leitura deste livro pode ajudar a responder. A política nacional de avaliação tem sido, há anos, central no debate educacional. Na educação superior, o atual sistema nacional de avaliação, o SINAES, foi elaborado em um contexto de grandes debates e mudanças na política Brasileira, conformando em si um processo histórico que envolve não só a questão da avaliação, mas as questões da universidade, do Estado e também da sociedade. Realizar uma avaliação da política de avaliação da educação superior atual, a partir desta perspectiva histórica, discutindo as interseções entre a avaliação de políticas públicas, a política de avaliação e as reformas do Estado foi um dos desafios da pesquisa que sustenta este livro, o que foi permitido dialogando com a literatura da educação, administração pública e sociologia política. Esse arcabouço, mobilizado a partir de uma perspectiva crítica, sustentou as reflexões sobre universidade pública, a política nacional de avaliação e a gestão universitária, que caracterizou a universidade pública atual como Universidade Eficiente, ou seja, aquela que tem sua “boa” qualidade atestada pelos rankings, independente dos recursos estatais disponíveis para produzir seu “bom” desempenho.
Autor : Rafael dos Santos Pereira
Ano: 2020
ISBN: 978-65-992476-0-6
nº de páginas: 214
Dimensões: 14 x 21 cm
Sobre o autor
Rafael dos Santos Pereira é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Métodos e Gestão em Avaliação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pedagogo licenciado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisa políticas educacionais, avaliação de políticas públicas e políticas de avaliação, tendo o Ensino Superior como seu principal campo de investigação.
É trabalhador do quadro Técnico-Administrativo em Educação das Instituições Federais de Ensino, no cargo de Pedagogo, tendo atuado na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e atualmente, na UFSC. Já trabalhou como Especialista em Educação (Supervisor Pedagógico) nas redes públicas Estadual de Minas Gerais e Municipal de Itajubá/MG, tendo sido Diretor de Educação infantil e Secretário Municipal de Educação desta cidade (2009/2010) com apenas 27 anos.
Também foi militante no movimento sindical, exercendo mandato no sindicato de base (SINTUFSC) e na Direção Nacional da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior (FASUBRA-Sindical) como Coordenador de Educação (2015/2019).
Fábio Kerner –
Gostei do livro, aprendi bastante, recomendo.
Carina Pereira (comprador verificado) –
Excelente leitura! Comprei e recomendo!
KAMILLE VAZ –
Baita pesquisa! Super recomendo a leitura…